“Tipos de Foco Empresariais”
Eng. Rogerio Cardoso - 16.04.21
Parte ½ - Produção-Produto-MKT-Vendas
Roberto Madruga, descreve melhor cada um dos focos das organizações. É provável que você consiga identificar suas empresas fornecedoras e em que classificação elas se encontram.
Foco na produção: empresas que não estão nem um pouco interessadas nas “necessidades dos Clientes”, pois o seu modelo de negócios privilegia investimentos maciços para criar e lançar produtos e serviços e quase nada para “melhorar a experiência deles”.
Na atualidade, o foco na produção, embora seja o mais antigo, prevalece em várias empresas grandes, médias ou pequenas que “não incluem o Cliente nas suas prioridades”. Provavelmente elas têm um mercado garantido, viés para o qual a baixa concorrência contribui.
Foco no produto: empresas nesse estágio, apaixonam-se tanto por seus produtos que o Cliente fica num segundo plano e é caracterizado apenas como alguém que consome e que é desprovido de “emoções, desejos e necessidades”. Empresas que focam mais no produto do que no seu mercado geralmente têm como uma das principais razões a “cultura enraizada” em “produtos e serviços” e em disponibilizá-los para canais de distribuição.
Foco no marketing e na venda: esse foco, alcançou o seu apogeu na década de 1990, quando as empresas investiram maciçamente nos esforços de propaganda de massa combinados com venda pessoal e canais de venda. Com o “foco” na “venda” e no “marketing”, a empresa se conecta com mais o Cliente, identificando melhor suas necessidades. Contudo, organizações neste estágio apresenta uma cultura enraizada muito forte de que o “departamento de vendas e o marketing” são a “razão de existir companhia”, “perdendo grandes oportunidades de encantar os seus clientes”, principalmente nos canais remotos. Muitas vezes essas organizações são formadas por “feudos”.
Nos parágrafos acima, fica claro que, os modelos de negócios da grande maioria das empresas de todos os segmentos empresariais, não conhecem nenhum dos cinco (5) “Princípios Lean” e principalmente o primeiro, que está totalmente “ancorado com as necessidades do Cliente”, que é a “criação de Valor”, ou seja, o que o Cliente necessita e está disposto pagar por sua real necessidade, seja tangível ou intangível.
Fonte: Roberto Madruga – Gestão do Relacionamento e Customer Experience
No próximo material, vou trazer - “Parte ½ - Foco no Cliente, Foco do Cliente, Foco no Customer Exprience, Foco Customer Success ”
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