top of page

Formação e Desenvolvimento de Profissionais em Gestão de Obras com Experiência vivida.

Rogerio Cardoso – 04 de Setembro de 2021


Por incrível que pareça, agora são 14:15 hs do dia 04 de setembro de 2021, na cidade de Dourados – MS, quando concluir um resumo de um material para treinamento da equipe SACC, sobre os conceitos do “Ágil do Scrum”, me veio em mente em “escrever este pequeno artigo” sobre a “experiência que vivi no período de 2004 a 2015” e principalmente no “boom da construção civil no Brasil” em uma das maiores construtora do Brasil – Plaenge, com sede da Matriz em Londrina, onde fui o gestor da operação de produção – Engenharia.

Fig. 01 – Desenvolvimento de Pessoas


E desde quando assumi, no início de 2004 já tinha a preocupação na “formação e desenvolvimentos de profissionais” em todas “as áreas de interfaces com a produção”.

Começamos, com a estruturação da forma de “como construir dentro dos conceitos da linha de balanço – base dos conceitos lean” e “alinhando da mesma forma orçamento das obras”, permitindo que a “estrutura analítica do orçamento” conversasse integralmente com as “apropriações de custos de mão de obra e materiais em suas respectivas contas”, nos permitindo ter o controle sobre os “custos orçados” versus os “custo reais” de cada empreendimento em execução. Tudo isto, foi alocado em um ERP à altura para fazer rodar os dados e “nos dá relatórios confiáveis dos resultados de custos”.


Em paralelo, na área de mão de obra de apoio a produção, focamos na “seleção de estudantes de engenharia civil iniciando o 4º ano” e montamos um formato na “preparação e treinamento” para nos auxiliar nas supervisões dos trabalhos de campo com os encarregados de obras e também nos trabalhos de gestão dos engenheiros residentes.


Assim, ano a ano, “estávamos preparando e formando engenheiros para atender a nossa demanda”, foi quando o boom da construção chegou por volta de 2009/10. E aqui, entra também a “formação de mão de apoio” como, administrativos, técnicos de segurança, operadores de equipamentos de uma maneira geral, inclusive na “formação de mulheres” para atuar como “encarregadas de serviços de acabamentos”, o que deu muito certo.


Em contrapartida, na mão de obra de serviços da produção, procuramos “formar e desenvolver empresas terceiras”, principalmente na “gestão financeira”. Eles precisavam saber o que significava conseguir “produtividade” e “gerar resultados” para pagar os funcionários, impostos e obter o seu lucro.

Fig. 02 – Desenvolvimento de Pessoas


Para não alongar muito e concluir este pequeno artigo, conseguimos em “todas as obras nossas” “entregar os empreendimentos na data acertada ao cliente”. Um desafio cumprido. Coisas que no Brasil afora, principalmente as grandes empresas de São Paulo que abriu seu capital, teve problemas sérios nas entregas e nos seus resultados.


Outra área que “trabalhamos fortemente foi a área do SAC” (Atendimento ao Cliente), desde 2004, sabendo da importância de conseguir “estruturar e desenvolver profissionais competentes” na operação e principalmente no “relacionamento com os clientes”.


Os dados coletados nas manutenções realizadas, com 100% de follow up, registrados e com “retroalimentação aos projetos executivos” e “processos de produção”. Os “novos produtos tiveram melhoras significativos” em todas as áreas, em pouco tempo da implantação.


Isto deu “sustentação” e “credibilidade no relacionamento com os clientes”, desde o início do “funil de vendas, passando pelo comercial, pós venda, entrega e pós ocupação”. Mas do que nunca, nesta área da empresa a “empatia dos colaboradores” foi fundamental para o excelente relacionamento com os clientes de forma altamente benéfica para ambos os lados.


Em paralelo, há mais ou menos 2,5 anos atrás, aceitei um desafio e mudei para a cidade de Dourados-MS e assumi a gestão da operação de Produção da Construtora Corpore. “E o desafio, iniciou com a estruturação das áreas de apoio” (RH, Suprimentos, Orçamentos, Projetos, Sacc e obras).


E o que me levou a escrever este pequeno artigo, em menos de 30 minutos é para falar e compartilhar com quem tiver a oportunidade de ler, “é que uso mais de 60 ou 70 por cento do meu tempo”, fazendo “trabalhos de treinamentos”, “coach”, “orientações – nível de maturidade”, “bate papo de alinhamento de equipe”, “feedbacks com os líderes em formação – jovens de 24 a 30 anos”, com a “primeira linha de liderados”, também com “os estagiários” e principalmente no “apoio a formação das empresas terceiras”, de novo, “não só no aspecto de liderança”, mas “de gestão de pessoas e financeira” e principalmente de “produtividade” fazendo certo, sempre certo e na primeira vez.

Fig. 03 – Desenvolvimento de Pessoas


Uso um formato para “aglutinar”, “alinhar”, “criar um clima positivo de compartilhamento,” “espirito de equipe coesa” e “ajuda entre todos – ser altruísta”, que são “reuniões de leituras com livros de lideranças” (60 minutos cronometrados), em grupos formados de 8 a 10 pessoas, em nosso caso, abrange a “todos do back-office”, “todos do apoio das obras” e também com os “donos das empresas terceiras”.

Isto dá uma leitura de 15 a 20 dias para cada grupo. Aqui procuramos dar oportunidades para “todos fazerem suas reflexões” e “compartilhar o seu entendimento”. As pessoas só mudam seu comportamento para melhor, se tiver oportunidade de fazer reflexão sobre textos de bons autores de livro e neste caso é de liderança.


Os resultados são fantásticos, pois uso estes momentos para dar uma série de orientações entre elas, os comparativos que faço sobre os “princípios e valores” da Corpore. Eles vão internalizando e assimilando a cultura da empresa. Isto cria uma “energia de pertencimento e valorização muito grande”, o que aumenta a “satisfação no desenvolvimento do trabalho” e consequentemente “aumento da produtividade” e “qualidade”.


E eu diria, que “voltei no ano de 2004 para reiniciar um novo ciclo de desenvolvimento de pessoas” e com “recursos humanos entre 20 e 30 anos de idade”. Tenho plena certeza, que obtive a oportunidade de conseguir junto com “um time novo” e com muita “vontade de cresce, vencer”, e de continuar à aprender melhorar ainda mais toda a minha experiência vivida anteriormente, com “incremento da criatividade dos jovens que aqui fazem parte do time Corpore”.


Cel 43 98854 3616



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page