top of page

Planejamento da Logística de Materiais

Recebimento e Estocagem

Atuando com à aplicação dos conceitos da lean construction, com as instalações da área de logística adequadamente implementadas e preparadas para receber os materiais previamente planejado, facilita o trabalho, dando velocidade na descarga dos materiais já paletizados a partir do fornecedor, da verificação e transporte diretamente para as respectivas baias já previamente localizadas e identificadas para estocar os materiais adequadamente.


Fig. 8 – Descarga do material paletizado

Fig. 9 – Estoque Mínimo - Rolos no nível superior da barra vermelho

Fig. 10 – Estoque Mínimo - Rolos no nível superior da barra vermelho

Fig. 11 – Estoque Mínimo – Tubos marcados com X vermelho

Montagem dos Kits de materiais

A relação dos kits de materiais é feito por apartamento, identificado inclusive a customização do apartamento. Existe aqui, uma comunicação entre a área comercial com a equipe de pós venda e da engenharia de produção.


As relações de materiais para montagem dos devidos kits, são validados pela engenharia até o 3º pavimento tipo. É conferido com critérios o consumo real aplicado. Esta informação é enviada área de planejamento e controle de custos com objetivo de atualizar a composição de custos, melhorando assim a eficiência do orçamento da obra.


O encarregado de logística, recebe um caderno contendo todos os kits de materiais da torre. Para montagem dos kits, o encarregado irá seguir o cronograma do takt time da obra (Torre) para fazer o planejamento de montagem dos kits. Normalmente é deixado um “pulmão com 4 kits para 4 apartamentos” na expedição.



Fig. 12 – Caderno de Kits de Materiais

Desta forma, sempre que um kit é retirado e transportado para o apartamento, abre espaço para montagem de mais um kit para preencher o local aberto. Isto permite, que visualmente os montadores de kits na área de logística se movimenta e trabalha de acordo a movimentação dos kits de materiais.


De qualquer maneira, como temos o cronograma visual do takt time, o encarregado de logística monta um planejamento semanal referente ao takt time, sinalizando quais são os kits devem ser montados e quais os dias a ser montados. Esta ação, dá prioridade na montagem dos kits que atendam o cronograma do take time em andamento.



Fig. 13 – Montagem do Kit (Esgoto Sanitário)



Expedição dos kits de materiais


Para expedição dos kits de materiais, o encarregado de logística faz sua gestão através de quadro visual da semana, com horários em minutos, onde que os cartões com as identificações de: tipo de kit de material, apartamento e horário exato da subida do kit para o andar.


Este trabalho faz com que o encarregado de logística planeje muito bem o uso do transporte vertical – elevadores cremalheira, que são os gargalos do fluxo de recursos para o local de aplicação. Esta movimentação tem que ocorrer em “jus in time”, garantindo com que a produção não pare por falta de recursos de materiais.




Fig. 14 – Quadro de Distribuição de Kits (Gestão)

Um dos critérios importantes para o melhor aproveitamento do uso do transporte vertical, é priorizar os materiais molhados na parte da manhã e os kits de materiais secos no restante dos horários disponível do equipamento.


Neste jogo, a gestor de logística procura usar a capacidade máxima de transporte, inclusive na descida, quando normalmente desce vazio, para aproveitar e transportar na descida “BAGS” com material reciclável, como papelão e plástico.


São processos de trabalhos pensados e gestão pura na movimentação do transporte vertical. É maximizar o uso do “recurso elevadores cremalheiras



Na próxima públicação, vou falar sobre a " Operação Interna da Logística de Materiais".

Fico a disposição - meus contatos: rogeriopc57@gmail.com

Whatsap: 43 98854 3616





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page