Trem da Produção Enxuta na Construção Civil - Parte 5/5
Atuando desta forma, os responsáveis pelas equipes, conseguirão medir os seus desempenhos e dos membros de suas equipes. (Parte 4/5 )
Aqui entra o fator motivador de ver a sua produtividade sendo medida, eliminando os atrasos cumulativos, as interfaces entre atividades, que provoca desperdícios de tempo e recursos, minimiza os estoque exagerados como proteção da falta de ritmo, melhora a gestão dos materiais, pois as atividades fluem com maior normalidade, consegue uma qualidade melhor pois existe o acompanhamento diário, levantando-se os problemas para reunião no final do dia e tratando-os. E tudo isto, gera um processo produtivo muito mais organizado e controlado.
Com as reuniões diárias de alinhamento no chão de fábrica e em pé, gera as condições para que o responsável do processo anterior possa perceber que, ao fazer certo na primeira vez, dá condições do processo posterior a produzir sem retrabalhos, gerar maior qualidade, velocidade e ao meu ver, permitirá a nascer no grupo da obra, uma força interior muito forte onde todos sairão ganhando ao trabalhar de forma alinhada, em equipe ativa em seus compartilhamentos, no prazo, com qualidade e com ganhos financeiros significativos em decorrência da eficiência da gestão da obra.
A partir do momento, que o processo do planejamento executivo e controle do tempo takt, somado aos conceitos da linha de balanço estiver rodando, com a participação e efetividade da engenharia e suas equipes responsáveis, a cada mês de trabalho, aumenta-se a eficiência com as melhorias de processos acontecendo. Podemos chamar também de PDCA (inglês) – Plan, Do, Control e Action ou Planejar, Fazer, Controlar e Agir. (Parte 5/5 )
Aos interessados em conhecer na integra, os conceitos do “Trem da Produção Enxuta da Construção Civil” totalmente alinhada aos conceitos da Lean Construction, me envie o contato via e-mail para rogeriopc57@gmail.com, que enviarei o material e fico a disposição para maiores esclarecimentos se for o caso. Site: www.rclc.com.br
Rogerio Cardoso